Lançada em 1997, a revista eletrônica Consultor Jurídico (ConJur) é o mais influente site sobre a Justiça e o Direito em língua portuguesa. Ao completar 20 anos em julho de 2017, a ConJur já publicou mais de 165 mil textos, entre notícias, artigos e entrevistas com grandes nomes do Direito. São mais de 21 mil decisões judiciais, petições e outros documentos oficiais.
Com a missão de contar tudo de importante que ocorre nos tribunais, escritórios e no dia a dia da nação sob as lentes do Poder Judiciário, o site tem, em média 3,5 milhões usuários por mês. O nome “revista eletrônica” veio antes de a diferença entre sites, portais e blogs se tornar conhecida pelos internautas.
À época do lançamento, era evidente o pouco espaço que a imprensa dava a assuntos jurídicos. Havia a necessidade óbvia de uma publicação voltada para a área jurídica, que desse uma cobertura melhor aos profissionais de Direito e ao Judiciário. Todo mundo falava, mas ninguém fazia. Afinal, produzir uma revista — cuja existência passava por fotolitos, impressão, distribuição — era economicamente inviável, como conta João Ozorio de Melo, um dos pais da ConJur.
Quem explica a missão da publicação é seu outro genitor, Márcio Chaer: “Editorialmente, o site se propõe a oferecer informações úteis e confiáveis de forma clara e sintética. Do ângulo operacional, a meta é prestar um serviço. O objetivo da notícia não é encantar ou entreter, mas ser utilitária. Para o advogado, para o juiz, para o cidadão, o fundamental é apoiar o trabalho do operador do Direito ou o interesse da parte com informações úteis para a petição e para a sentença. Apresentar o que é importante de maneira interessante”.
Do ponto de vista filosófico, em contraposição aos veículos não especializados, que elegem a acusação como sua razão de existir, a Consultor Jurídico é um espaço para o direito de defesa.
Cabe também à equipe de jornalistas da ConJur produzir a série “Anuário da Justiça”, projeto destinado a radiografar tribunais e mapear a evolução da jurisprudência.
Atualmente, a ConJur é composta por 18 jornalistas, com sede em São Paulo e correspondentes em dois países (Estados Unidos e Inglaterra) e três estados (Brasília, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul). O site conta ainda com um indispensável departamento comercial, além de funcionários das áreas de artes, tecnologia e administração.